terça-feira, 19 de março de 2013

Bife com molho 3 Pimentas acompanhado de Puré Couve-Flor com leve sabor a limão


Por : Patty Silva

Ingredientes

Bife
Azeite q.b
1 Folha de louro
1 Dente grande de alho picado
Mistura 3 pimentas
1 Colher de chá de manteiga magra (se não for magra coloque menos)
Sal q.b
Pimenta em pó q.b
Creme de soja ou leite (substitui as natas)
2 Colheres de sopa de vinho branco
2 Colheres de chá de molho inglês
1 Gema de ovo
Leite
Sumo de limão

Preparação do Puré

1- Coze-se a couve-flor cortada aos bocadinhos em água com sal e pimenta.
2- Quando estiver cozida, retira-se para um recipiente e com a varinha mágica tritura-se a couve, acrescenta-se leite para o puré não ganhar gomos. Quando estiver pronto vai ao lume. Num tacho coloca-se o puré e acrescenta-se 1 colher de café de manteiga magra (opcional), mexe-se, acrescenta-se agora a gema de ovo, e necessitar um pouco de leite mexe-se, por fim acrescenta-se o sumo de limão ao seu gosto, volta-se mexer e desliga-se.

Preparação do Bife

1- Tempera-se o bife com sal grosso e pimenta em pó, e deixa-se assim uns minutos.
2- Numa frigideira acrescenta-se o alho picado e um pouco de azeite (não muito para não ficar c muita gordura). Quando o azeite estiver quente coloca-se o bife e deixa-se cozinhar em lume brando, de um lado e do outro. Quando o bife estiver pronto, retira-se para um prato e tapa-se.
3- Acrescenta-se agora na mesma frigideira, 1 colher de chá rasa de manteiga magra e deixa-se derreter, adicione as 2 colheres de vinho branco, as 2 colheres de molho Inglês e o creme de Soja/leite, tempera-se com sal e pimenta q.b, envolve-se tudo e deixa-se cozinhar em lume brando. Vá mexendo sempre, ate o molho ficar cremoso.
4- Coloque agora os bifes de novo na frigideira e vire de um lado e do outo, deixe um minutinho para apanhar o gosto do molho.
5- Retire agora o seu bife para o prato, e enfeite com a mistura de pimentas, Acompanhe com o puré de couve-flor.

Nota: Não tire o molho para o seu prato porque o bife já tem o sabor.

Nota 1: Se usar só o creme de soja e querer o molho mais cremoso, acrescente um pouco de leite juntamente com o creme, vai parecer que esta a comer com as natas normais.


1 comentário: