domingo, 17 de março de 2013

QUARK é . . .


Por : Delícias das Guerreiras

Quark . . . é feito com leite azedo que é  aquecido para quebrar as proteínas do leite até o ponto desejado e, então, prensado. Os dicionários ou sites costumam traduzir Quark como coalhada ou como queijo cottage. 

É um produto branco e de consistência mole, semelhante a alguns tipos de queijo fresco. Não é semelhante ao ricota pois os processos de fabricação são diferentes. O Quark tem um teor de gordura menor do que os dos queijos cremosos e não leva sal na preparação.

Na Alemanha, o Quark é vendido em pequenas embalagens e é encontrado em 3 variedades: 


  • Magerquark (Quark magro, praticamente sem gordura), 
  • Quark normal ( 20% de gordura) 
  • Sahnequark (Quark cremoso/gordo com 40% de gordura acrescido de natas )




O Magerquark é mais usado para a preparação de pratos saudáveis (pequeno-almoço, saladas). Já o Sahnequark é a base para uma variedade de sobremesas e pode ser encontrado acrescido de polpa de frutas (Früchtequark/Quark de frutas), ao estilo dos nossos iogurtes. 
Nas receitas que levam Quark , é possível substituir por queijo cottage, mascarpone ou ricota, mas esta substituição eleva o preço da receita e o sabor fica diferente do original.

Podem encontrar hoje em dia o Quark em várias superfícies comerciais : Jumbo, Continente, Pingo Doce, Intermarché, Aldi e Lidl.

Na imagem que se segue juntamos algumas marcas que existem em Portugal :



2 comentários:

  1. Há bem pouco tempo descobri o queijo quark no Lidl e gostei bastante.
    Obrigado pelo esclarecimento, porque não sabia bem como utiliza-lo.

    ResponderEliminar
  2. Ou fazer nós próprios pois o cottage é apenas leite escolhido por nós com limão ou vinagre e temperar com sal (ou não é à escolha, se levar ervas talvez não seja preciso). Quanto mais o alimento for natural melhor resulta na dieta e saúde.
    http://mastermusculos.blogspot.pt/2013/03/queijo-cottage-caseiro.html
    Bjinho

    ResponderEliminar