segunda-feira, 9 de junho de 2014

Cogumelos Portobello e Tomate recheados com atum

Por : Graça Alves

Ingredientes

3 cogumelos portobello grandes
1 tomate muito maduro
2 latas de atum
½ cebola picada finamente
2 dentes de alho picado finamente
1 folha de louro
Sal q.b.
Pimenta preta moída na altura q.b.
1 colher de chá de manjericão seco
Orégãos q.b.
Vinho branco q.b.
Queijo ralado light q.b.
Azeite q.b.

Preparação

Lavar muito bem os cogumelos, retirar-lhe os pés e reservar. Lavar o tomate, cortar uma tampa e retirar todo o interior com muito cuidado para não o furar. Picar os pés dos cogumelos e o tomate que se retirou do seu interior.
Pré-aquecer o forno.

Fazer um refogado com a cebola, alho, louro, sal e um pouco de azeite. Deixar cozinhar até a cebola ficar transparente. Juntar os pés dos cogumelos e o tomate picados. Deixar cozinhar um pouco mais e juntar o atum, o manjericão e uma ou duas colheres de queijo ralado para ligar melhor os ingredientes. Refrescar com um pouco de vinho branco e deixar cozinhar até estar a gosto.

Num recipiente de ir ao forno coloque um fio de azeite generoso. Dispor os cogumelos com a parte de baixo virada para cima e o tomate com a parte cortada também para cima. Temperar com um pouco (muito pouco) sal e a pimenta preta. Rechear os cogumelos e o tomate com o preparado de atum. Espalhar queijo ralado por cima e os orégãos. Regar com um fio de azeite e levar ao forno pré-aquecido durante 25 a 30 minutos.

Servir simples como entrada ou acompanhado de uma boa salada como prato principal. Pode também acompanhar com arroz branco no caso de não estar de dieta ou estar numa fase em que já seja permitido.

Nota: o atum pode ser substituído por carne picada e neste caso deve-se substituir o manjericão por tomilho.

Sem comentários:

Enviar um comentário