terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Petit Gateau (Low Carb)

Por : Paula Maria Costa

Ingrediente

4 quadrados de chocolate negro, (no mínimo 70% de percentagem de cacau, por ex. Jubileu)
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
2 ovos inteiros (de preferência à temperatura ambiente)
1 colher de sopa de adoçante stevia em pó (por ex. Canderel Green Granulado para o forno)
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 colher de chá de canela
4 colheres de sopa bem cheias de farinha de amêndoa (miolo de amêndoa moído)
1/2 pacote de natas
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação



Pré-aquecer o forno entre 180-200ºC.
Ferver água e colocar em banho maria 4 quadrados de chocolate partidos junto com uma colher de sopa de manteiga. Deixar derreter tudo e mexer ocasionalmente até ficar um creme.
Enquanto o chocolate derrete bate-se 2 ovos à mão com um garfo, junta-se 1 colher de sopa de adoçante, uma colher de chá de extrato de baunilha, meia colher de chá de canela e 4 colheres de sopa bem cheias de farinha de amêndoa. Junta-se meio pacote de natas (escolhi nata para bater mas pode ser nata normal). Quando o creme de chocolate já estiver derretido mistura-se nesse preparado. Adicionar por fim uma colher de chá de fermento em pó e mexer bem.
Untar 3 ramequins ou outras forminhas com manteiga e polvilhar com amêndoa moída. 
Distribua pelas 3 tacinhas e leve ao forno por 9 minutos. E mais 1 minuto a descansar no ramequim fora do forno. Desenformar de imediato. Acompanhei com uma "bola" de iogurte grego caseiro.
Nota: dependendo do forno poderá precisar de mais algum tempo de cozedura, mas é necessário muito cuidado pois facilmente passam do ponto e em termos de sabor já não têm a mesma graça se não ficarem com líquido por dentro.


Iogurte grego caseiro (deve ser preparado antes para estar pronto a usar) 

Ingredientes

1 litro de leite (de preferência gordo)
1 iogurte grego natural sem açúcar

Preparação

Aquecer o leite até aos 40ºC, juntar o iogurte e misturar muito bem. (Alternativa: Se não tiver termómetro aqueça bem até formar bolhinhas pequeninas dos lados da panela, mas não pode ferver nem ficar próximo disso. Deixa-se amornar e quando se conseguir manter a ponta do dedo no leite durante 10 segundos mistura-se o iogurte).
Transfere-se para uma taça, tapa-se bem com película aderente e envolve-se a taça numa toalha grossa ou cobertor. Coloca-se dentro do forno DESLIGADO por umas 10 h (pode dar-se um ligeiro aquecimento ao forno antes, mas só uma temperatura amena e não esquecer de desligar). Findo esse tempo pega-se noutra taça e por cima põe-se um escorredor (por exemplo de saladas) que encaixe na boca da taça e não assente no fundo (tem que ficar um espaço pois vamos escorrer o iogurte e o soro vai cair no fundo). Por cima do escorredor colocar um pano limpo ou uma fralda de pano e verter o iogurte para o pano. Tapar e deixar ficar a escorrer dentro do frigorífico (tem que ser mesmo no frigorífico) por algumas horas até o iogurte ter uma consistência pastosa e ter perdido grande parte do soro. Depois é só colocar o iogurte numa caixa ou vidro esterilizado. O soro que ficou no fundo da taça, que basicamente é a lactose (açúcar), deita-se fora. Embora haja quem aproveite para receitas. Quanto mais tempo ficar a escorrer mais grosso ficará o iogurte.

NOTA : Se não comerem HC ao almoço podem comer esta pequena delícia na F3 de manhã.


4 comentários:

  1. estes bolinhos são a minha perdição!! Vouexperimentar a receita :)

    ResponderEliminar
  2. Para quem não gosta de amêndoa, da para substituir por outro ingrediente?

    ResponderEliminar
  3. É uma boa sugestão eu adoro estas tentações :)

    ResponderEliminar
  4. :) fico muito contente por ver a manteiga em receitas :)
    http://www.medicinadoestilodevida.com.br/gordura-saturada-nao-faz-mal/

    ResponderEliminar